Seja bem-vindo (a) à Gráfica e Editora Dom Viçoso - Mariana, 20 de abril de 2024

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Atendimento:

  • . Segunda-feira de 8h às 18h
  • . Terça a quinta-feira de 7h30 às 18h
  • . Sexta-feira de 7h30 às 17h30

Telefone:

  • (31) 3557-1233

E-mail:

  • edv@graficadomvicoso.com.br

“O QUE OS JOVENS QUEREM SABER?” É O TÍTULO DO NOVO LIVRO DO PADRE JOSÉ CASSIMIRO

“O que os jovens querem saber” é o nome do novo livro do padre José Cassimiro, vigário na Paróquia Santa Rita, em Viçosa, que será lançado pela Editora Dom Viçoso. Produzido no formato de um livro entrevista, a obra tem como objetivo Louvar a Deus, dar oportunidade para que mais pessoas conheçam sobre temas ligados à doutrina católica e despertar, em todos os seus leitores, o desejo sincero de conhecer, mais profundamente, as verdades essenciais de nossa fé.

Segundo padre José Cassimiro, ele procurou desenvolver, neste trabalho, um conteúdo diversificado e de fácil entendimento. Para conhecer mais sobre o livro, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (DACOM) entrevistou o autor.

Leia a entrevista na íntegra:

DACOM: Como nasceu a proposta de escrever este livro?

Padre Cassimiro: A proposta de escrever este livro teve duas motivações: A primeira foi a sugestão de um jovem, ex membro do JUC (Jovens Unidos em Cristo), da Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Viçosa. Hoje, este jovem é seminarista do Curso de Teologia, em Mariana. Disse-me ele que a publicação do livro seria uma maneira de valorizar o “Ano da Juventude”, que está sendo celebrado, em nossa Arquidiocese. A segunda foi o desejo de colaborar no aprendizado de nossa doutrina católica. O amor a Deus é proporcional ao conhecimento que dele tivermos. Não se pode, portanto, contentar com conceitos superficiais. Quanto mais profundo for o conhecimento, maior será o amor.

DACOM: Qual a origem do nome do Livro?

Padre Cassimiro: Por vários anos, tenho tido o privilégio de escrever, mensalmente, um texto de doutrina católica, no jornal JUVENTUDE CONECTADA, numa página, reservada para a “Catequese”. Os jovens do JUC, grupo acima citado, escolhem, livremente, um tema, tecem sobre ele algumas perguntas, geralmente, cinco, e eu as respondo, numa linguagem que eles possam entender, com certa facilidade. Daí surgiu o nome do livro: “O QUE OS JOVENS QUEREM SABER?”. Pode-se dizer que o livro é uma longa entrevista, onde interagimos, com perguntas e respostas.

DACOM: Quais são os assuntos trabalhados no Livro?

Padre Cassimiro: Os assuntos foram surgindo de acordo com os acontecimentos atuais da Igreja, do mundo e do País, acompanhados, com grande interesse, pelos nossos jovens. Outros assuntos se referem às datas e festas litúrgicas, celebradas durante o ano. Acrescentem-se, ainda, temas teológicos, bíblicos, morais, litúrgicos, jurídicos e históricos. Em síntese, os assuntos trabalhados, no livro, estão agrupados em 15 blocos, assim distribuídos:

I- A IGREJA CATÓLICA (A juventude na Igreja, Missões, Hierarquia da Igreja Católica, A Estrutura da Igreja, Cátedra de Pedro, Sínodo dos Bispos, Renúncia do Papa Bento XVI, Eleição do Papa Francisco, Unidade dos Cristãos).

II- JESUS CRISTO (Nosso Senhor Jesus Cristo, Anunciação do Senhor, O presépio de Natal, As três Missas do Natal, Os santos Inocentes Mártires, Exaltação da Santa Cruz, O Preciosíssimo Sangue de Cristo, Festa de Cristo Rei, Sagrado Coração de Jesus e Ascensão).

III- LITURGIA (Tempos Litúrgicos, Saiba mais sobre a Liturgia, Setenário das Dores, Quaresma [1], Quaresma [2], Jejum Quaresmal, Semana Santa [1], Semana Santa [2], Pentecostes).

IV- SACRAMENTOS (Saiba mais sobre os Sacramentos da Igreja, Saiba mais sobre a Santa Missa, Sacramento da Eucaristia, A Celebração da Palavra de Deus e a Santa Missa, O Sacramento da Crisma, Matrimônio ou Casamento).

V- FORMAÇÃO PARA O BATISMO (O Batismo, O Sinal da Cruz, Os Santos Óleos, A Veste Branca, Círio Pascal, Ritos Complementares: O Sal, O Éfeta e a Consagração a Nossa Senhora).

VI- PECADO E SACRAMENTO DA PENTÊNCIA (Pecado original, Espécies de Pecado e o Sacramento da Penitência).

VII- ANJOS BONS E ANJOS MAUS (Anjos e Arcanjos, Anjo da Guarda, O Demônio existe?).

VIII- A VIRGEM MARIA (Nossa Senhora [1], Nossa Senhora de Lourdes, Títulos de Nossa Senhora, Ano Mariano, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora [2]).

IX- HAGIOGRAFIA (São Vicente de Paulo e Beato Frederico Ozanan, São José de Anchieta, São Paulo Apóstolo, São João Batista, A Vocação de São José, Santo Antônio de Pádua, Todos os Santos).

X- VOCAÇÃO CRISTÃ (Vocação, Namoro, Namorados, Família, Questões sobre o Casamento, 15 Reflexões sobre o Matrimônio e Vida Religiosa).

XI- MANDAMENTOS E VERDADES PRINCIPAIS DA FÉ (Os Mandamentos da Lei de Deus, Os Mandamentos da Igreja, Quatro Normas Evangélicas, Santíssima Trindade, O Redentor, A Eucaristia).

XII- VIRTUDES CRISTÃS E CONVERSÃO (Virtudes Teologais, Mansidão e Humildade, A Virtude da Alegria, Os dois Mandamentos, Conversão ou Metanóia).

XIII- ESCATOLOGIA (Os Novíssimos do Homem, A Vida após a Morte, Finados, Final dos Tempos, Os Três Mundos, Tríplice Ressurreição).

XIV- IDEOLOGIA DE GÊNERO, HOMOSSEXUALIDADE E ABORTO.

XV- TEMAS DIVERSIFICADOS (Os Refugiados, As Indulgências, Ano Santo, Bíblia Católica e Bíblia Protestante, Superstição e Dízimo).

DACOM: Além dos jovens, pessoas de outras idades também podem ler o livro?

Padre Cassimiro: Os temas e as perguntas, feitos pelos jovens, são aqueles que as pessoas, de todas as idades, gostariam de fazer, também. As respostas são dirigidas a todos aqueles que querem saber mais sobre nossa doutrina católica. Portanto, as pessoas de outras idades não só podem, mas, têm o direito de adquirir e ler o livro. Ficarei muito feliz se ele chegar às mãos de todos: Crianças, adolescentes, jovens e idosos.

DACOM: O senhor já escreveu outros livros?

Padre Cassimiro: O primeiro livro que escrevi foi minha tese de doutorado, em Direito Canônico, intitulada “Direção Espiritual no Seminário Maior – Conceito, Conteúdo e Disciplina Canônica”. O segundo foi o Livro de “Lógica”, que escrevi para meus alunos, do Curso de Filosofia, em Mariana e em Patos de Minas. O terceiro foi escrito para os alunos do primeiro ano do Curso de Teologia, denominado “Magistério da Igreja”. O quarto é o “Compêndio de Doutrina Católica”.

DACOM: A leitura também é importante na vida do cristão?

Padre Cassimiro: A leitura e o estudo são sumamente importantes na vida do cristão. Desenvolvem a inteligência, enriquecem a mente, exercitam a memória, alargam os conhecimentos, descortinam horizontes, educam o coração, melhoram o relacionamento entre as pessoas e nos fazem conhecer, mais profundamente, as verdades de fé, que Deus revelou para nossa salvação.

Além da leitura intelectual e científica, precisamos, também, da leitura espiritual, da meditação e da leitura orante da Bíblia, também denominada “lectio divina”. Nesta enumeração, não pode faltar a hagiografia, ou seja, a vida dos santos. Eles são os heróis da fé e nossos modelos de vida cristã. Todo este elenco de leitura enriquece nossa espiritualidade e alimenta nossa união com Deus.